quarta-feira, 11 de maio de 2011

As tecnologias que utilizam os paulistanos

Foto por: Thais Schimidt

Quando se pensa em São Paulo, é impossível não se lembrar do metrô. O meio de transporte é um marco na cidade e milhares de paulistanos fazem uso dessa tecnologia. Pessoas de todas as idades, classes sociais, credos e raças o utilizam para ir para qualquer lugar (trabalho, faculdade, escola, pontos turísticos, etc) todos os dias.
Pensando nisso, resolvemos fotografar a imagem de alguns desses milhares de paulistanos que fazem tanto o uso desse meio de transporte, que mal conseguem imaginar como seria viver nessa cidade que não para, sem ele.
Para poder registrar um desses momentos, durante uma noite, procuramos observar qual estação havia boa iluminação e um número considerável de pessoas que, de maneira atípica para um paulistano, não estivessem se mexendo muito, para que a foto saísse com qualidade e nítida.
Seria muito fácil trabalhar a referida imagem nas aulas que lecionamos (no caso, inglês e espanhol), relacionando-a com diversos conteúdos: descrever a cidade em que vivemos, estimulando um passeio aos pontos turísticos e enfatizando, para um estrangeiro, a importância do metrô para um paulistano.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atividade Educomunicativa-cooperativa

The Big Bang Theory é uma série de televisão americana que estreou em 2007. Situada na Califórnia, o show é sobre dois prodígios: um físico teórico (Sheldon Cooper) e um físico experimental (Leonard Hofstadter), que moram do outro lado do corredor de uma atraente garçonete loira com aspirações para show-biz (Penny). Dois amigos da dupla, igualmente nerds, Howard e Rajesh, também são personagens principais. O show é produzido pela Warner Bros. Television e ganhou os prêmios TCA de 'melhor série de comédia' e e de melhor ator (Jim Parsons).


Tal série possui diálogos muito bem construídos entre os 5 personagens principais, em especial, os do personagem Sheldon Cooper. Neles, conteúdos escolares são mostrados, muitas vezes explicando de maneira clara e objetiva através de seus exemplos e fazendo com que os telespectadores relembrem tais conteúdos.


No seguinte video, o personagem Sheldon vai à uma festa, fantasiado de “Efeito Doppler” (que seria uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador).
Veja:






Propomos, então, a seguinte atividade: assistindo-se a programas de TV, séries, novelas, filmes, etc... O que você pode rever ou aprender? Cite e descreva uma cena e se possível, poste o link do vídeo nos comentários.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma comparação entre Saéz e Moran

Durante nossa aula de Pós-Graduação desta quinta-feira (dia 07 de abril de 2011), tivemos que ler e refletir sobre dois textos: "Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias" (MORAN) e "Globalización, nuevas tecnologías y comunicación" (SAÉZ). No final das contas, os dois textos se mostraram bem interessantes e atuais.

Saéz oferece algumas reflexões que nos permite fazer comparações entre as novas tecnologias da informação e da comunicação e o sistema social no qual estão inseridas.

Mas, afinal, o que são as tecnologias da informação e da comunicação? É toda aquela tecnologia que agiliza a transmissão, captação e distribuição por meio da digitalização e de comunicação em redes.

Ele mostra três diferentes visões que nossa sociedade tem, e que pode vir a prejudicar o avanço da tecnologia (enquanto parte integrante dessa mesma sociedade):
1. Tecnológica X Tecnofílica (AMAM ou ODEIAM a tecnologia) - a visão afetiva
2. Descontextualizada (a tecnologia nada tem a ver com a sociedade) - a visão ingênua
3. Instrumental (produzir mair, em menor tempo) - a visão produtivista

Segundo o autor, o correto seria uma visão crítica das três anteriores: economica, politica e culturalmente falando.

Tendo tal crítica em mente, quando lemos o texto de Moran, podemos perceber o quanto a tecnologia pode ser benéfica na sala de aula. Vivemos em um momento onde os alunos são inquietos, assim como nós, professores! E não nos damos conta disso! E o uso correto da tecnologia só traria benefícios para o aprendizado de nossos alunos.

Para que possamos utilizá-la em nosso proveito, o autor sugere quatro espaços:
1 - Uma nova sala de aula com atividades diferentes e melhor equipada
2 - Laboratórios conectados à Internet
3 - Ambientes virtuais de aprendizado
4 - Espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais

Se levarmos isso para dentro de nossas salas de aula, o interesse dos alunos fatalmente aumentaria. Logo, sua produção, também.

Vivemos em uma sociedade predominantemente capitalista, onde a tecnologia gera lucro. Logo, não podemos fugir dela, visto que ela está presente em todo lugar.

Só nos resta nos adaptar e usá-la a nosso proveito!

Quem somos nós?

Seria muito deselegante de nossa parte se não nos apresentássemos, porque afinal, vamos nos encontrar ainda muitas vezes mais por aqui.

Somos tradutoras, intérpretes e professoras das línguas inglesa e espanhola (Com diploma, diga-se de passagem! Porque convenhamos... Hoje em dia, há muitas pessoas que se dizem qualificados para tal, sem ter o diploma na mão! Não é porque se fala o idioma que pode traduzir, não...)

Sendo assim, nos dispusemos a montar um blog onde podemos postar curiosidades dessas línguas, sanar dúvidas, discutir sobre assuntos tratados em nossas aulas de Pós-Graduação e demais assuntos relacionados.

Volte sempre :)

Aliás... Somos Luana e Thais. Prazer!