Tal série possui diálogos muito bem construídos entre os 5 personagens principais, em especial, os do personagem Sheldon Cooper. Neles, conteúdos escolares são mostrados, muitas vezes explicando de maneira clara e objetiva através de seus exemplos e fazendo com que os telespectadores relembrem tais conteúdos.
No seguinte video, o personagem Sheldon vai à uma festa, fantasiado de “Efeito Doppler” (que seria uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador).
Veja:
Propomos, então, a seguinte atividade: assistindo-se a programas de TV, séries, novelas, filmes, etc... O que você pode rever ou aprender? Cite e descreva uma cena e se possível, poste o link do vídeo nos comentários.
Não se pode negr que tudo pode ser extraído um pouco de inteligência eintelectualidade, mesmo sendo de um objeto tosco ou não muito apreciativo.
ResponderExcluirQuantos de nós não passamos tarde de outono em frente a televisão assistindo ao 'Mundo de Beakman'?
Era o áximo, ensinava tantas coisas bacanas e todos os meus colegas, nerds e/ou descontextualizados, tentavam por em prática o que foi visto e 'aprendido' no programa.
Com o tempo, e com a tecnologia, Beakman, que também é um Pokémon, evoluiu e virou esse programa muito conhecido e bem sucedido...
Oii... está difícil de achar um link bacaninha, mas tirando exemplos desta série (que eu a-do-ro) conseguimos (ou tentamos rs) ampliar vocabulário. Como através do Raj podemos incorporar palavras que antes não me ocorriam... como na vez que ele é parado por Penny na escada do prédio deles e ela fala, fala sem parar e ele pensa consigo "She's so chating" nunca pensei em introduzir a palavra "chating" nas minhas conversações, para descrever alguém que fala muito... Bjk...
ResponderExcluirVisitem meu blog: http://iedeias.wordpress.com
Bem, é uma informação nova para mim; caso você não explicasse no parágrafo anterior ao vídeo eu acreditaria em um efeito das ondas do mar e não às sonoras. É preciso contar com um conhecimento prévio do telespectador, que no meu caso teria que procurar o verdadeiro significado deste efeito para entender a proposta da personagem. Mas, claro que é possível aprender, atualizar-se, e até rever conceitos e agregar informações de diferentes aspectos com os meios de comunicação; no filme “O Último Samurai”, 2003, estrelado por Tom Cruise, diferenças sociais, valores e conceitos são mostrados por meio da inserção de uma personagem na cultura do outro, ensinando a respeito da tolerância e da amizade.
ResponderExcluirParabéns meninas pela proposta.
O Último Samurai
O Último Samurai
Título original: (The Last Samurai)
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Edward Zwick
Atores: Tom Cruise, Ken Watanabe, Billy Connolly, Tony Goldwyn.
Duração: 144 min
Gênero: Aventura
Status: Arquivado
Sinopse
Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren é treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.
Olá!
ResponderExcluirHá um filme chamado "Lost in Translation" que traduz (não pude resistir ao trocadilho...rsrs) perfeitamente o que nós podemos fazer com uma classe que deteste estudar idiomas estrangeiros: mostrar para eles que conhecer uma outra cultura é de extrema importância para nós - se quisermos ser agentes e não meros espectadores da vida globalizada.
Eu simplesmente AMO este filme! Tenho o DVD e o CD da trilha sonora original!!! Não é mera coincidência que ele tenha base no Japão...rsrs!
Segue o link do trailer no Youtube, que fala mais do que mil palavras:
http://www.youtube.com/watch?v=yYAS92XPvIM
Olá, Meninas. Adorei a proposta de vocês.
ResponderExcluirAcho muito interessante utilizar vídeos (seriados, ou outros que sejam do interesse dos alunos) para mostrar conceitos teóricos. Também tenho um exemplo para compartilhar: no filme do Harry Potter há um trecho com um professor que ensina uma magia para ridicularizar aquilo que mais tememos (quando você imagina algo do qual tenha muito medo, essa coisa sai do armário). Já utilizei esse trecho para conversação e a matéria utilizada foi Psicologia: como enfretar nossos medos?.Abcs, Ana
Em minhas aulas costumo usar documentários. Aliás, eu os adoro. Um que eu acho importante no ensino de línguas chama-se "Língua, vidas em Portugês", dirigido por Victor Lopes. Vale a pena dar uma olhada.
ResponderExcluir