Durante nossa aula de Pós-Graduação desta quinta-feira (dia 07 de abril de 2011), tivemos que ler e refletir sobre dois textos: "Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias" (MORAN) e "Globalización, nuevas tecnologías y comunicación" (SAÉZ). No final das contas, os dois textos se mostraram bem interessantes e atuais.
Saéz oferece algumas reflexões que nos permite fazer comparações entre as novas tecnologias da informação e da comunicação e o sistema social no qual estão inseridas.
Mas, afinal, o que são as tecnologias da informação e da comunicação? É toda aquela tecnologia que agiliza a transmissão, captação e distribuição por meio da digitalização e de comunicação em redes.
Ele mostra três diferentes visões que nossa sociedade tem, e que pode vir a prejudicar o avanço da tecnologia (enquanto parte integrante dessa mesma sociedade):
1. Tecnológica X Tecnofílica (AMAM ou ODEIAM a tecnologia) - a visão afetiva
2. Descontextualizada (a tecnologia nada tem a ver com a sociedade) - a visão ingênua
3. Instrumental (produzir mair, em menor tempo) - a visão produtivista
Segundo o autor, o correto seria uma visão crítica das três anteriores: economica, politica e culturalmente falando.
Tendo tal crítica em mente, quando lemos o texto de Moran, podemos perceber o quanto a tecnologia pode ser benéfica na sala de aula. Vivemos em um momento onde os alunos são inquietos, assim como nós, professores! E não nos damos conta disso! E o uso correto da tecnologia só traria benefícios para o aprendizado de nossos alunos.
Para que possamos utilizá-la em nosso proveito, o autor sugere quatro espaços:
1 - Uma nova sala de aula com atividades diferentes e melhor equipada
2 - Laboratórios conectados à Internet
3 - Ambientes virtuais de aprendizado
4 - Espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais
Se levarmos isso para dentro de nossas salas de aula, o interesse dos alunos fatalmente aumentaria. Logo, sua produção, também.
Vivemos em uma sociedade predominantemente capitalista, onde a tecnologia gera lucro. Logo, não podemos fugir dela, visto que ela está presente em todo lugar.
Só nos resta nos adaptar e usá-la a nosso proveito!
Meninas, essa é uma boa síntese do material. Mas acho que devemos, antes de nos adaptar, criticar e entender o uso das tecnologias!!!
ResponderExcluir